A Associação

História da ADSSP

A Associação de Desenvolvimento Social de Salir do Porto, é uma IPSS, reconhecida como pessoa colectiva de utilidade pública. Foi constituída por escritura em 21 de Novembro de 2001, estando registada pela inscrição nº 33/2004, a fl 46 do livro nº 10 das associações de solidariedade social, através da publicação em Diário da República III Série, nº 98, de 26 de Abril de 2004.

Em Março de 2008, foi formalizado o Protocolo de Cooperação com o Centro Distrital de Segurança Social de Leiria, para a resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), para 14 utentes, tendo sido iniciada a prestação de serviços aos utentes no mês seguinte.

Em Setembro de 2008, foi formalizado protocolo com a Câmara Municipal de Caldas da Rainha, para a prestação dos serviços de refeição para as crianças da Educação Pré-Escolar e para a Escola do 1º Ciclo de Salir do Porto.

Em Maio de 2009, o Protocolo de Cooperação para a resposta social de SAD foi aumentado para 21 utentes, condição que se mantém na atualidade.

Em Setembro de 2010 estabelecemos parceria com o Banco Alimentar do Oeste, sendo que a nossa Instituição distribui mensalmente, atualmente a 12 famílias carenciadas, um cabaz com géneros alimentares.
Possui atualmente um Quadro de Pessoal com 7 trabalhadores.


Visão

Pretendemos contribuir para que as nossas crianças cresçam num ambiente feliz, saudável e em segurança e que os nossos idosos tenham uma velhice digna e assistida, de forma a promover a coesão social.

Missão

Acolher com humanismo e responder com profissionalismo às necessidades das crianças e idosos, priorizando os mais desfavorecidos, prosseguindo o bem comum.

Valores

  • Ética: Desenvolver a nossa atividade de forma responsável, leal, cooperante, com práticas equitativas e assegurando a confidencialidade dos dados e dos processos, gerando a confiança dos nossos Colaboradores, Clientes, Famílias e da Comunidade.
  • Respeito: Reconhecer e valorizar os direitos e deveres dos Clientes, Famílias e Colaboradores, agindo em conformidade.
  • Rigor: Analisar e implementar as soluções mais adequadas a cada um dos nossos clientes, com total respeito pela sua individualidade.
  • Responsabilidade: Decidir e atuar em conformidade com a Visão, Missão e Valores da Instituição. A responsabilidade diz respeito a todos, sendo inerente às funções de cada um, num contexto de trabalho em Equipa.
  • Solidariedade: Atender às necessidades de proteção dos Clientes, Famílias e da Comunidade, auxiliando nos momentos difíceis, imbuídos de um espírito de partilha e de solidariedade;
  • Transparência: Administrar com rigor e honestidade as nossas atividades de modo a que as práticas, decisões e funcionamento sejam comunicadas de forma clara e precisa.